terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Festival de teatro estudantil promove cultura há 8 anos em Cambuí

Cíntia Ferreira

Há oito anos o Departamento de Cultura de Cambuí realiza o Festival de Primavera Estudantil. Neste ano 17 peças serão apresentadas por alunos de todas as escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. O objetivo principal deste evento é estimular as atividades culturais nas escolas e ajudar a criança, o adolescente e o jovem a terem melhor desenvoltura dentro e fora da sala de aula. Começou no dia 20 de outubro e vai até o dia 8 de novembro. É realizado no Teatro do Paço Municipal de segunda a sexta-feira às 20h.

Nestes oito anos o festival tem trazido bons resultados para Cambuí, é o que afirma o chefe do Departamento de Cultura, João Eiras. “O rendimento é tão grande, que todas as escolas e professoras aderiram, elas perceberam que melhora bastante o comportamento da criança e do jovem na sala de aula. Além de promover cultura para quem participa e para a cidade”.

Entre as peças apresentadas e as que ainda vão ser exibidas estão ‘Flicts’, de Ziraldo; ‘João e Maria’; ‘Paca Tatu Cotia Não’; ‘Deu a louca na Chapeuzinho’ e ‘A Bela e a Fera’. No dia 27 será exibida a peça ‘Irmãos Urso I’; no dia 31, ‘Aprendiz de Feiticeira’; no dia 4, “A revolta das princesas”; e no dia 10 de novembro a peça ‘Entre quatro paredes’. Além dessas, outras também serão exibidas, mas os nomes e as datas ainda não foram confirmados.

Cerca de 800 alunos das escolas municipais de Cambuí fazem aula de teatro. São duas professoras que orientam esses alunos. O objetivo dessas aulas é também estimular a criança a ter melhor desempenho e sociabilidade na sala de aula. “Muitas crianças precisam ter um contato maior com o grupo pra poder trabalhar em coletividade”, diz Eiras.

Durante o dia, o Teatro do Paço Municipal fica disponível para a equipe que vai apresentar naquela noite, para que possa realizar os últimos ensaios e a montagem do cenário. O evento é aberto a todo público gratuitamente, mas quem não retirar o ingresso com antecedência corre o risco de ficar para próxima sessão que acontece no mesmo dia ou não conseguir assistir ao espetáculo. “Quando lota a primeira sessão nós fazemos a segunda na mesma noite”, conta Eiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!