quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Capoeira de Cambuí vira tema de livro-reportagem fotográfico


Por Cíntia Ferreira

Dois alunos da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) apresentaram como projeto experimental para conclusão do curso de Jornalismo um livro-reportagem com o tema “Capoeira, Fragmentos de Vida”. A apresentação do trabalho aconteceu no dia 4 de dezembro, às 20h, no salão de eventos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Eugênio Pacelli (Fafiep), em Pouso Alegre. Três professores fizeram parte da banca examinadora: José Roberto Gonçalves (orientador), Ana Eugênia Nunes de Andrade e Clarissa dos Santos Cruz. Os capoeiristas entrevistados para a realização do projeto residem na cidade de Cambuí e estiveram presentes demonstrando um pouco para o público do que é a capoeira.

O projeto de Ana Paula Lambert e Carlos Manoel Pereira Laurindo é o primeiro a registrar o trabalho dos capoeiristas cambuienses. Os grupos de capoeira ouvidos para a realização do trabalho foram Raízes de Aruanda e São Jorge Guerreiro. Foram entrevistadas dez pessoas, mas somente cinco se tornaram personagens do projeto. O livro-reportagem fotográfico é composto por imagens em preto e branco e dados históricos da capoeira. Para Carlos Manoel, o público-alvo da obra é formado por praticantes do esporte, alunos de Jornalismo, História e Educação Física, além de moradores da cidade de Cambuí e todos aqueles que têm curiosidade em conhecer o tema.

A idéia da realização do projeto partiu da aluna Ana Paula. Ela diz que o intuito é divulgar o trabalho dos capoeiristas, realizando um projeto novo, humanizado e diferenciado. A capoeira praticada pelos grupos de Cambuí é chamada de regional e pode ser considerada a mais comum atualmente. “Quando você aprende a jogar a capoeira, conhece a sua importância e sua essência. Com isso, ela muda seu comportamento, seu modo de pensar e agir perante a vida. Os jovens que praticam capoeira certamente serão pessoas de bem”, afirma Carlos.

Segundo Ana Paula, a meta do grupo de alunos é refletir no produto jornalístico o conteúdo assimilado nos quatro anos de curso. Uma das preocupações, diz ela, é apresentar um trabalho digno de alunos que estão prestes a concluir seus estudos. Outro objetivo é mostrar, através das fotos publicadas no livro, a ideologia e filosofia de vida dos capoeiristas, além de registrar a capoeira como arte e educação. “Foi bom poder ver todos os nossos dias duros de trabalho e pesquisas serem transformados em um bom projeto, que, sem dúvida alguma, nos fez crescer como pessoas e como profissionais”, conclui Carlos.

Para Ana Paula, a realização do trabalho só foi possível devido à receptividade dos capoeiristas.“Eles nos ajudaram muito, foram fundamentais”, declara. Os dois estudantes pretendem publicar o livro, mas aguardam apoio financeiro para disponibilizá-lo em bibliotecas escolares do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!