terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Estresse aumenta com a chegada do fim do ano

Cíntia Ferreira

Com a chegada do fim do ano, as pessoas geralmente ficam mais estressadas. Alguns fatores como sobrecarga de trabalho, lojas e supermercados lotados, falta de dinheiro e trânsito mais movimentado, são as causas do possível desenvolvimento do estresse. O balanço que cada um faz de sua própria vida, também é um fator desencadeador do estresse, principalmente em época de natal, em que muitos afirmam não gostar por ser uma data triste, devido a desigualdade social e a reflexão que cada um faz de sua própria vida.

O estresse é uma reação natural do organismo diante de um estímulo ou situação especial de tensão ou de intensa emoção, que pode ocorrer em qualquer pessoa, independente de idade, raça, sexo e situação socioeconômica. Os fatores mais comuns da causa do estresse em geral, são os fatores estressores externos, que são os acontecimentos que ocorrem em nossa vida ou na vida das pessoas ao nosso redor.

Segundo a psicóloga Emilene Bueno Rodrigues, os sintomas mais comuns que são normalmente percebidos em uma pessoa estressada é irritação, cansaço, baixa imunidade, distração com mais facilidade, sensação de sono, tristeza sem motivo, medo de perder as forças para continuar, agressividade em momentos rotineiros, sintomas de fobias, alteração de memória, entre outros.

O estresse pode também prejudicar a saúde. “Devido ao fato do sujeito não ter capacidade para lidar com a tensão, entra então na fase de exaustão, no qual ocorre o esgotamento físico e psicológico. É nessa fase que aparecem doenças crônicas, como infarto do miocárdio, hipertensão arterial, doenças emocionais, entre outras”, conta Emilene. É importante ressaltar que as pessoas apresentam níveis de tolerância ao estresse diferente, sendo que algumas toleram mais do que outras.

Segundo Emilene existem formas de se combater o estresse, e uma delas, muito importante, é a psicoterapia com profissionais especializados. Em primeiro lugar a pessoa deve respeitar o seu ritmo biológico, como sono e apetite, tudo que é em exagero ou precário altera o nosso comportamento fisiológico. Outro aspecto é a mudança de atitude mental, que favorecem bastante o alívio do estresse, ou seja, quando não damos a um fato uma dimensão tão grande, o fato não incomoda e não provoca desgaste ou tensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!