terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Vereadora apresenta projeto para o uso de sacolas ecológicas em Cambuí

Cíntia Ferreira

A vereadora Márcia Lessa Braga (DEM) apresentou na Câmara Municipal de Cambuí, no dia 7 de outubro, um Projeto de Lei que visa preservar o meio ambiente substituindo as tradicionais sacolas plásticas usadas nos comércios e Prefeitura pelas ecológicas (oxibiodegradáveis). O tempo de degradação das novas embalagens é de 18 meses, e das convencionais cerca de 500 anos.

O projeto vai ser votado em segundo turno na próxima terça-feira, 4. Márcia achou o projeto interessante quando viu que havia se tornado Lei Municipal em Pouso Alegre e Santa Rita do Sapucaí e decidiu trazer o projeto a Cambuí. A diferença das sacolas está apenas no preço, visto que as ecológicas, por serem novas no mercado, ainda estão mais caras do que as comuns. “As novas sacolas vão ajudar na preservação do meio ambiente e da sobrevivência humana”, conta a vereadora.

Muitas pessoas ainda têm resistência quanto a troca das sacolas. Márcia acredita que essa lei vá se tornar federal, só que para ela é importante antecipar, já que a idéia é interessante. A lei tem um tempo de carência para ser implantada e a vereadora pretende propor que seja adotada o tempo de um ano. “É claro que esse projeto tem um custo maior, mas eu tenho certeza que isso vai se tornar mais barato com o passar do tempo”, afirma.

Outra solução que Márcia cita durante a entrevista é o resgate das antigas sacolas que as “vovós” usavam, aquelas retornáveis, que se leva ao supermercado ou a casa de frutas, sem, com isso, ter que utilizar as plásticas. Para a fiscalização da lei, a idéia é que a Vigilância Sanitária seja a responsável, já que a prefeitura não possui ficais suficientes para fiscalizar todas as leis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!