sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

1ª Assembleia Ordinária de 2009 do CSV é realizada em Cambuí

Cíntia Ferreira

Cambuí sediou a primeira assembleia ordinária de 2009 do Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas no dia 29 de janeiro. Secretários e diretores de turismo das cidades associadas ao circuito compareceram ao encontro que reuniu cerca de 40 pessoas. O prefeito Benedito Antônio Guimenti, de Cambuí e o vice-prefeito Ademir Cantuária, de Tocos do Mogi, estiveram presentes. Os assuntos discutidos foram as prestações de contas de 2008, o plano orçamentário e o programa de trabalho para este ano, o plano estratégico para o período de 2009 a 2014, os nomes para a eleição do Conselho Fiscal e esclarecimentos a respeito do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) turístico.

Durante a assembleia foi feito um balanço geral do ano de 2008 mostrando os trabalhos realizados. Foi apresentado um esboço de uma revista para divulgação das cidades e do próprio circuito, que terá o nome de ‘Divirta-se nas Serras Verdes’. Cada secretário e diretor de turismo dos municípios são responsáveis por coletar as informações necessárias para a conclusão da revista. Cada cidade tem direito a quatro páginas do exemplar.

O presidente Gustavo Arraes esclareceu os critérios para o recebimento da verba do ICMS turístico, que já foi aprovado como lei. O município precisa participar de um circuito turístico, possuir na cidade um Conselho Municipal de Turismo (Comtur) ou um Fundo Municipal de Turismo (Fumtur) e ter a participação no critério ‘Patrimônio Cultural’ e ‘Meio Ambiente’. Quanto mais requisitos o município cumprir, maior será o valor recebido.

Com relação ao Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Regional, foram apresentadas as motivações, objetivos, metas, projetos, estimativas de custos e os impactos esperados. O objetivo geral, dentro do plano estratégico, é promover o desenvolvimento do turismo sustentável, aumentando a competitividade dos produtos turísticos e estimulando o seu consumo no Circuito Serras Verdes.

O Circuito Serras Verdes, hoje, conta com a participação de 17 cidades. São elas Bom Repouso, Bueno Brandão, Cachoeira de Minas, Camanducaia e o distrito de Monte Verde, Cambuí, Conceição dos Ouros, Consolação, Córrego do Bom Jesus, Estiva, Extrema, Gonçalves, Itapeva, Sapucaí Mirim, Senador Amaral, Tocos do Mogi e Toledo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!