sexta-feira, 6 de março de 2009

Diretor de Saúde fala sobre o que tem sido feito em Bom Repouso

Cíntia Ferreira

O secretário de saúde do município de Bom Repouso Leandro José de Andrade, falou em entrevista à Gazeta do Vale, sobre a situação da saúde no município, a procura pelos atendimentos e seus objetivos para os quatro anos de administração.

Gazeta do Vale – Como se encontra a saúde hoje em Bom Repouso?
Leandro – Era um pediatra só que atendia. Nós colocamos duas pediatras atendendo todos os dias no pronto-atendimento das 13 às 17h. Contratamos um novo cardiologista que atende as quartas-feiras no Centro de Saúde, e um ortopedista que não tinha antes. Nós demos preferência para profissionais em que a procura era maior. Montamos a terceira equipe de Programa Saúde da Família (PSF) e a partir do mês que vem nós vamos montar a quarta.

Gazeta do Vale - Quais são as unidades de saúde que possui no município?
Leandro – São três pontos de atividade hospitalar na cidade. Além do pronto-atendimento, nós temos o Centro de Saúde Municipal e um Posto de Saúde onde fica o PSF.

Gazeta do Vale – Como você vê a carência no município com relação à saúde?
Leandro – A saúde aqui no município tem uma estrutura razoável. O que dificulta mais é que, como aqui não é hospital, e sim pronto-atendimento, os atendimentos de urgências e casos mais graves nós temos que encaminhar para outra cidade e isso dificulta um pouco. Nós vamos tentar fazer convênio com algum hospital para poder facilitar um pouco as emergências.

Gazeta do Vale - Como é a procura nas unidades de saúde?
Leandro – É grande. No pronto-atendimento, a média de consultas por dia gira em torno de 100. No Centro de Saúde, a cardiologista, por exemplo, atende cerca de 40 consultas semanais, o ginecologista cerca de 30, e a pediatra, sem limite de consulta, deve atender em média 30 consultas por dia.

Gazeta do Vale – Qual o objetivo que você tem como secretário de saúde?
Leandro – O objetivo principal da administração é que o pronto-atendimento se torne novamente hospital e maternidade, esse é o ponto básico da nossa preocupação. Até o final dos quatro anos, temos a intenção de reabrir o hospital. Precisamos fazer muitas melhorias e adequações, mas a gente vai lutar para que isso aconteça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!