sexta-feira, 27 de março de 2009

Viveiro de Senador Amaral tem plantio diverso

Cíntia Ferreira
O Viveiro São José dos Campos de Senador Amaral existe há cerca de dois anos. Surgiu de uma parceria entre a Associação Ambiental São José dos Campos (Ong Ambiental), o Sistema Integrado de Proteção de Mananciais (SIPAM), a Prefeitura Municipal, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA). O viveiro produz hoje mudas de árvores nativas, exóticas, frutíferas e árvores do plantio econômico como Eucalipto e Cedro Australiano.

São distribuídas mudas de árvores nativas para a população. Já as de plantio econômico e as frutíferas são cobradas o custo para a manutenção. Uma muda de Eucalipto, por exemplo, custa R$ 0,15. Segundo o responsável pelo viveiro e presidente da Ong Ambiental Demétrio Tadeu Padilho, a procura pelas mudas se dá o ano inteiro e só diminui em época de seca.

As mudas de árvores frutíferas que existem no viveiro são de maracujá, ameixa, ingá, uvaia, acerola e figo. Duas pessoas trabalham diariamente no plantio das espécies. O objetivo deste trabalho é a proteção das nascentes das águas, inclusive existe uma parceria com o SIPAM que visa recuperar a bacia do Rio Caxambu. Segundo Demétrio, pessoas de outras cidades procuram pelas mudas em Senador Amaral, mas segundo ele, “o interesse é focar mais no município”.

De acordo com Demétrio, vai ser realizado um trabalho com todas as crianças das escolas municipais, tratando a educação ambiental e falando sobre a importância do plantio de árvores.

Um comentário:

  1. O bom da informação séria e precisa é que, cedo ou tarde, alguém se interessa muito por ela. Estou vindo de São Paulo para reflorestar 5 mil metros quadrados em Senador Amaral.
    misaeljordao@yahoo.fr

    ResponderExcluir

Obrigada pela participação!