Cada PSF reuniu um grupo de pessoas para a marcha cujo objetivo da passeata foi conscientizar a população com relação à prevenção da doença. Segundo Vanessa de Carvalho Silva, enfermeira responsável pelo PSF Santo Antônio, o câncer, se detectado precocemente, tem cura. “O que acontece é que as pessoas têm medo dos exames preventivos. Quando resolvem procurar o médico já está muito avançado, aí não tem mais o que fazer”, conta.
Cada equipe criou um grito de guerra que foi cantado durante a passeata. Todos procuravam conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra o câncer. A celebração foi encerrada no Plenário da Câmara Municipal de Cambuí onde a psicóloga Suelly Salles ressaltou algumas fatores que as pessoas precisam saber sobre a doença.
Segundo Suelly a palavra chave disso tudo é a prevenção. Ela acrescentou ainda que o corpo só adoece quando a pessoa não consegue expressar suas emoções. “Devemos viver de forma mais simples e expressar os nossos sentimentos. Precisamos rever a maneira em que vivemos”, conta.
Durante a palestra a psicóloga contou algumas experiências da doença em sua família, e disse que é preciso cuidar, pois “o câncer não tem idade, onde há vida pode haver a doença”. A programação foi encerrada com a participação do ator João Carlos de Brito que declamou uma poesia de sua autoria sobre agradecimento a vida.
A enfermeira Vanessa ressalta que todas as mulheres acima de 40 anos devem fazer a mamografia e o exame papanicolau anualmente e o auto-exame da mama mensalmente. E os homens, “nós pedimos para que eles percam esse medo, esse preconceito quanto ao exame de toque retal”. Ele deve ser feito anualmente a partir dos 50 anos de idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela participação!