quinta-feira, 30 de abril de 2009

Ima e Vigilância Sanitária apreendem 280 kg de carne suína

Cíntia Ferreira

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e a Vigilância Sanitária de Cambuí apreenderam no dia 23 de abril 280 kg de carne suína que se encontrava em um caminhão que fazia entregas na cidade. O caminhão estava na Vila São Benedito, a placa era de Extrema (MG) e não possuía nenhuma identificação de frigorífico.

Segundo a veterinária da Vigilância Sanitária de Cambuí Ana Paola Gonçalves dos Santos Valias, o carro da vigilância passava pelo local quando identificou o caminhão. Ela contou que a carne era do matadouro de Extrema e que os proprietários tinham autorização apenas para vender em Extrema. O motorista do veículo foi abordado e não tinha nenhuma documentação que comprovasse sua procedência.

No momento em que abordaram o caminhão, os vigilantes entraram em contato com o funcionário do IMA que foi até o local e juntamente com a Vigilância executou a apreensão. Segundo Ana Paola, a carne estava fora da temperatura adequada para consumo que é de 7graus. Eles mediram a temperatura e dentro do caminhão era de 20graus e no músculo do animal media 29graus, o que tornava a carne totalmente imprópria para consumo.

O dono alegou que a carne havia sido inspecionada. Mas Ana Paola afirmou que só a temperatura do alimento já o tornava inadequado. Os proprietários não possuíam registro do IMA e nem do Serviço de Inspeção Federal (SIF), sendo assim os vigilantes apreenderam toda carne e esta foi levada para o aterro municipal e enterrada.

Ana Paola alerta para que os açougueiros passem a comprar carne de local inspecionado e com registro, pois esta carne é totalmente imprópria para consumo e pode causar ao consumidor malefícios como a contaminação por bactérias e até mesmo a contração de algumas doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!