sexta-feira, 15 de maio de 2009

Vacinação contra febre aftosa teve início dia 4

Cíntia Ferreira

Teve início no dia 4 de maio a vacinação contra febre aftosa em todas as cidades de Minas Gerais. A campanha vai até o dia 31. Os produtores devem ir até o escritório do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) de sua cidade e retirar a carta aviso para poder adquirir a vacina em uma agropecuária. Depois de realizada a imunização dos animais o produtor deve voltar ao IMA e fazer a declaração do rebanho. Sem a vacina e a declaração, o proprietário dos animais deverá pagar uma multa de R$ 50,87 por cabeça, no caso da não imunização, e R$ 10,17 por cabeça, no caso da imunização e não declaração.

Minas Gerais é um estado considerado livre da aftosa com vacinação. Desde 1.994 que não há registro da doença no estado. As vacinas são apenas para os bovinos. Os suínos, caprinos e ovinos também têm chance de contrair a doença, mas para estes não há a obrigatoriedade de vacinação. A imunização é feita pelo próprio produtor, que independente da quantidade de animais que tenha, é preciso cadastrar para não ser punido.

Segundo Maciel Borges, fiscal assistente de agropecuária do IMA de Cambuí, o objetivo é alcançar 100% do rebanho, que é em torno de 110 mil cabeças. Nos anos anteriores conseguiu-se atingir 98% da meta. O fiscal alerta ainda para que os produtores não deixem para ir ao IMA nos últimos dias, porque fica difícil atender todo mundo.

É preciso ter alguns cuidados básicos na hora da vacinação dos animais que devem ser rigorosamente cumpridos. As vacinas devem ser conservadas em gelo, na temperatura de 2 a 8 graus, fora isso ela perde o efeito, as seringas devem ser trocadas a cada cinco ou seis animais imunizados e a dosagem da vacina deve ser feita de acordo com a indicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!