sexta-feira, 5 de junho de 2009

Alunos do EJA participam de palestra sobre doação de órgãos

Cíntia Ferreira
Os alunos do Educação para Jovens e Adultos (EJA) de Cambuí participaram de uma palestra no dia 21 de maio, às 20h no Salão Paroquial São Benedito com o tema ‘Doação de Órgãos’. Estiveram presentes ministrando a palestra José Caploni e o nefrologista Pablo Mendonça. A iniciativa do tema partiu da aluna Rosa Imaculada Tozi que fez esta apresentação como parte do projeto dos alunos do EJA para cumprimento carga horária.

Aproximadamente 100 pessoas estiveram presentes. Os assuntos abordados foram desde o significado da doação de órgãos até quem pode ser doador, idade e como é feita a abordagem à família. Um ser humano com 7 dias de vida já pode ser um doador caso venha a falecer. Teve um tempo aberto onde o público pôde fazer perguntas e esclarecer as dúvidas. Segundo Rosa, foi uma hora muito proveitosa. “Não se perdeu uma vírgula do que foi falado”, explica.

Rosa teve um caso de doação de órgãos em sua família no ano passado. Seu filho, de 17 anos, sofreu um acidente automobilístico fatal junto com o pai. Diagnosticado como morte encefálica, Rosa decidiu doar os órgãos do filho ao ser abordada por José Caploni. Para ela, foi uma decisão difícil, mas que ela tem certeza que através de sua atitude outras pessoas puderam viver. Ela afirma ser doadora e diz que “é preciso conscientizar as pessoas”. "A gente tem o direito de decidir se quer ou não doar os órgãos, mas não podemos decidir se queremos ou não receber se um dia precisarmos", relata Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!