sexta-feira, 26 de junho de 2009

Apreensões de veículos crescem quase 1000% em Cambuí

Jonas Costa

O número de veículos apreendidos em Cambuí por falta de habilitação de seus condutores cresceu 981,81% de janeiro a maio deste ano em comparação com o mesmo período de 2008. A informação consta de um relatório divulgado pela Polícia Militar na última semana. No documento, a PM quantifica as ações desenvolvidas nos primeiros cinco meses de 2008 e 2009.

De janeiro a maio do ano passado, a polícia fez 11 apreensões de carros e motocicletas dirigidos sem habilitação. Um ano depois, o número saltou para 119. Houve aumento também na apreensão de veículos sem documentação, com licenciamento em atraso ou lacre rompido. Nesse caso, o crescimento foi de 940% (de cinco para 55).

As abordagens de pessoas suspeitas subiram 913,33% nos períodos pesquisados. As ocorrências registradas pela PM tiveram crescimento de 85,52 pontos percentuais. As operações policiais sofreram variação positiva de 119,26%. As prisões aumentaram em 46%. Cresceram, ainda, as apreensões de armas brancas (180%) e de fogo (100%) e de entorpecentes (368,75%).

Os crimes contra a pessoa oscilaram negativamente 9,3 pontos percentuais. São assim considerados os delitos de ameaça, lesão corporal, violação de domicílio e maus tratos, entre outros. Outro índice que sofreu redução (35%) foi o de crimes contra os contra os costumes – corrupção de menor, jogo do bicho, perturbação do sossego e falsificação de documento e dinheiro, por exemplo.

O comandante da PM de Cambuí, primeiro-tenente Fábio Assis Araújo Silva, encerra o relatório observando que as ações policiais “vêm surtindo os efeitos desejados”. Assis atribui o aumento de prisões e apreensões à intensificação de operações da PM no município. Ele conclui que os números do levantamento estão dentro de “patamares aceitáveis”, mas assegura: “Pretendemos reduzir ainda mais os crimes em nossa cidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!