sexta-feira, 26 de junho de 2009

Vacinação contra poliomielite será realizada dia 20

Cíntia Ferreira

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Minas Gerais, juntamente com as secretarias municipais, realiza no próximo sábado, 20, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite. A meta estabelecida este ano pelo Ministério da Saúde é vacinar 95% das crianças até cinco anos de idade. O tema da campanha este ano é: ‘Não dá pra vacilar, tem que vacinar’.

A vacinação deverá acontecer nos postos de saúde de cada município. Alguns deles fizeram uma programação de vários dias para atender todo o público. A campanha acontecerá das de 8 as 17 h. A melhor maneira de prevenção é a vacina. As crianças menores de cinco anos devem receber a imunização.

A poliomielite é uma doença de origem viral que causa paralisia. A doença se manifesta pelo aparecimento repentino de dificuldades motoras acompanhadas de febre; diferenças no tamanho dos membros, principalmente das pernas; flacidez muscular, com diminuição ou ausência de reflexos na área paralisada. A principal forma de transmissão é através do contato direto com pessoas infectadas, pela via fecal-oral.

O vírus da pólio pode se instalar no organismo humano em até 48 horas, e, na maior parte das vezes, ele atinge crianças pequenas porque a formação do sistema imunológico ainda não está completa, e elas apresentam algumas deficiências orgânicas naturais à idade. Mas, vale ressaltar que o vírus da pólio pode atacar pessoas de todas as idades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!