sexta-feira, 26 de junho de 2009

Inscrições para o novo ENEM tiveram início

Cíntia Ferreira

Começou na última segunda-feira, 15, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O exame, a partir deste ano, passou por algumas mudanças. Antes ele era aplicado apenas para avaliar os estudantes do ensino médio, agora ele servirá como processo seletivo para ingresso em algumas universidades e institutos federais. A prova está mais abrangente, com questões mais próximas da realidade dos alunos. As inscrições para a prova, que será realizada em outubro, estão abertas até 17 de julho e devem ser feitas pelo site www.enem.inep.gov.br.

Para os alunos que estiverem cursando o último ano no ensino médio em escolas públicas, a inscrição para o Enem é gratuita. Não pagam a taxa também todos os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2006, 2007 e 2008. Para os outros casos, a isenção deverá ser solicitada no site no ato da inscrição. Nas demais situações, o valor é R$ 35. É importante ressaltar que o Enem continua sendo uma prova voluntária, aberta a todos os concluintes ou egressos do Ensino Médio.

Para efetuar o cadastro é preciso ter em mãos o documento de Identidade (RG) e o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O candidato deve preencher a ficha disponível no site e logo após, uma confirmação será enviada ao e-mail do estudante. O Manual do Inscrito será enviado pelos Correios, com um cartão de confirmação com as informações sobre datas, horários e locais de prova. O material também inclui um questionário socioeconômico que deve ser preenchido pelo estudante e entregue no dia da realização do exame.

Até agora, 37 das 55 universidades federais optaram por utilizar a nota do novo Enem em seus vestibulares de 2009. Desse total, 17 vão usar o exame como forma única de ingresso, seja para o preenchimento de parte ou do total de vagas oferecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!