sexta-feira, 5 de junho de 2009

Cachoeira comemora aniversário com três dias de festa

Cíntia Ferreira

Cachoeira de Minas completou na última segunda-feira, 1, 85 anos de emancipação política. Para celebrar esta data, foram realizadas várias solenidades comemorativas durante os dias 30, 31 de maio e dia 1º de junho. Cerca de 20 acontecimentos fizeram parte da programação da festa, entre eles, a 2ª Tratorada de Cachoeira de Minas. Os eventos reuniram comemorações cívicas, de esportes, cultura, agropecuária, educação e religião.

Na área de esportes foram realizados campeonatos estudantis, futsal juvenil, adulto e feminino, jogos de vôlei, basquete e peteca, além de manobras de skate e o passeio ciclístico, cuja inscrição era um quilo de alimento não perecível para ser doado à creche. Cerca de 200 ciclistas estiveram presentes e receberam prêmios de participação. Segundo o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Expedito de Oliveira, o esporte motivou as crianças que tiveram uma grande participação nos eventos.

A 2ª Tratorada de Cachoeira de Minas também aconteceu nos dias de festa. No dia 31 de maio, a partir das 15h, os tratoristas participaram do desfile que tinha como lema ‘A agropecuária mostrando sua força’ e que reuniu diversos produtores rurais da cidade, além de eleger a ‘Rainha Agropecuária 2009’, Isabela Cristina de Faria. Cada tratorista recebeu uma medalha de participação e os que mais se destacaram receberam troféus.

Em ação de graças ao aniversário da cidade foi realizado um culto na Igreja Presbiteriana e uma missa na Igreja da Matriz de São João. No setor educacional foi promovida uma exposição literária na Biblioteca Municipal. De acordo com a secretária Municipal de Educação, Maria Cristina Carvalho Simões, é muito importante investir desde pequeno na criança para ela já ir criando bons hábitos, tanto na questão de aprendizagem, tanto como desenvolver o gosto pela leitura.

Aconteceu também o concurso cultural ‘Lápis de Ouro’, do qual participaram alunos do ensino fundamental, médio e a educação de jovens e adultos (Eja). O projeto trata da criação de desenhos com lápis de cor e tinha como objetivo valorizar os alunos que tem o dom artístico e criar um amor pela terra natal. O tema escolhido para a criação dos desenhos foi ‘Cachoeira imensamente bela’, trecho retirado do hino do município. Segundo Maria Cristina, foi um trabalho que deu um resultado muito bom. No final, foi selecionado um vencedor de cada série.

Outras duas grandes comemorações marcam o mês de junho em Cachoeira de Minas. A tradicional festa de São João que começa no dia 11 e vai até o dia 24 e a festa da fogueira de São Pedro que acontecerá nos dias 26 e 27, e que, segundo Expedito, é considerada a maior festa da fogueira do Brasil.

Um comentário:

  1. Na UFRRJ tem um curso desde a década de 60m (1ª turma formada em 1967) que forma Licenciados em Ciências Agrícolas (LICA)
    Esses profissionais são preparados para atuarem em ensino, pesquisa e extensão, principalmente em programas e instituições que visam a autosustentação, das familias rurais, a proteção do meio ambiente, melhoria da qualidade de vida e aumento de renda familiar beneficiando a humanidade como um todo.
    Visitem o site da UFRRJ e estudem o curriculo do curso de formação desses profissionais para avaliar suas possibilidades.
    Empresas e instituições como EMATER; EMBRAPA. MINISTÈRIOS e SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO; AGRICULTURA e PROMOÇÂO SOCIAL não devem excluir a participação desses profissionais em seus quadros.
    Atenciosamente
    Associação dos Profissionais Licenciados em Ciencias Agricolas - APLICA
    aplica@oi,com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela participação!