sexta-feira, 26 de junho de 2009

Começa a colheita de morango no Sul de Minas

Cíntia Ferreira*
*Com informações do site da EPTV e Rural News


Com a chegada da baixa temperatura, o morango começou a ser colhido na região do Sul de Minas Gerais. Atualmente, 1,5 mil hectares plantados correspondem a 75 mil toneladas de morango por ano. Os números representam 95% da safra estadual. No município de Estiva, 300 hectares cultivados vão produzir 15 mil toneladas da fruta. Estima-se que, nos próximos sete meses, quatro mil empregos diretos e indiretos sejam gerados na cidade.

A cidade de Estiva é uma das pioneiras na cultura do morango no Sul de Minas. A atividade surgiu em 1958, como alternativa para os produtores de hortaliças. As primeiras mudas vieram de São Paulo. Em 2008, a safra mineira de morango teve aumento de 1,16%. A produção alcançou a marca de 79,4 mil toneladas, contra 78,5 mil em 2008.

Para os produtores - A plantação deve ser renovada a cada ano, com o aproveitamento das mudas para fazer nova plantação ou a utilização para fazer o composto, de todo o material da antiga plantação. Somente em casos especiais como quando a plantação estiver em ótimo estado sanitário, livre de pragas e doenças, além da terra ser de boa qualidade ou bem adubada, é que se pode fazer a cultura por dois anos no mesmo lugar.

Para maior garantia, o melhor é fazer a rotação de culturas, plantando o morango somente um ano no mesmo lugar, para evitar a incidência de pragas e facilitar o seu controle. Devemos, no entanto, evitar a substituição de culturas com o tomate e a batata, porque eles podem transmitir um fungo que também mata os morangueiros.

Para os consumidores - Compre morangos de bom aspecto: tamanho médio, vermelhos vivos e com talos bem verdes. Os morangos podem ser estocados inteiros na geladeira por poucos dias - quando fatiados perdem gradativamente a vitamina C.

O morango é uma saudável devido a sua grande quantia de vitamina C, essa pequena fruta vermelha ainda colabora consideravelmente na resistência dos ossos, na formação dos dentes, dá resistência aos tecidos, ajuda a cicatrizar ferimentos, evita hemorragias e atua eficazmente contra infecções. Além de que o fruto possui também, em menor quantidade, vitamina B5 (Niacina) e Ferro. A Niacina tem como função evitar problemas de pele, aparelho digestivo, sistema nervoso e reumatismo; e o mineral Ferro é importante porque faz parte da formação do sangue. Também possui muitas fibras e pode prevenir diversos tipos de câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!