sexta-feira, 26 de junho de 2009

Mostra do Programa SEBRAE de Artesanato acontece em Cachoeira

Cíntia Ferreira

Uma mostra do Programa Sebrae de Artesanato (PSA) aconteceu em Cachoeira de Minas nos dias 6 e 7 de junho em resultado do curso que foi realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, que teve duração de 10 meses. Os módulos oferecidos foram: design de produtos, gestão de negócios e comportamental. Vinte e cinco artesãos começaram o curso, mas apenas 15 concluíram. O coquetel de formatura dos alunos aconteceu no dia 5, às 20h.

Nos dias 6 e 7, aconteceu uma exposição e venda de produtos no Mercado da Arte da cidade das 10 às 18h, onde cerca de 350 participaram durante os três dias. A mostra também acontecerá nos dias 11, 12, 13 e 14 das 10 às 18h. O grupo de artesãos é chamado ‘Uai, de Minas!’ e produz peças como bijuterias com produtos da terra; bordados e crochê, resgatados de uma cultura que estava desaparecendo; peças em madeira do café; "massa da terra" e taboa.

Segundo Ana Maria Betsa Costa, o PSA veio para atender a necessidade de se criar um produto artesanal com a cara da cidade, que remetesse à sua história e sua cultura. “Fizemos um trabalho de pesquisa e desenvolvemos uma massa que tem como ingredientes a palha do café e o polvilho. Usamos também a pastilha feita com a madeira do pé de café. Juntamos tudo isso à taboa, aos grãos de café, a cana-da-índia, a juta que embala o café e criamos coleções de mandalas, luminárias, sousplat, bandejas, relógios, móveis de varanda e outros objetos.. Com isso vamos gerar trabalho e renda para outras pessoas, divulgar o nome da cidade e alavancar o turismo”, afirma Ana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!