sexta-feira, 26 de junho de 2009

Terceiro mandato diverge prefeitos da região

Cíntia Ferreira

Atualmente, muito se fala sobre um possível terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No entanto, se o terceiro mandato for aprovado não é apenas a presidência da República que será atingida, as prefeituras também serão. Essa proposta de emenda constitucional (PEC), que abre espaço para essa segunda reeleição continuada, foi reapresentada em 4 de junho pelo deputado Federal Jackson Barreto (PMDB-SE).

A reportagem da Gazeta do Vale entrevistou cinco prefeitos reeleitos da região para saber o que pensam a respeito da proposta. Os entrevistados foram Benedito Antônio Guimenti (PSDB Cambuí), João Gualberto Rezende Júnior (PMDB Estiva), Paulo Cândido da Silva (PV Santa Rita do Sapucaí), José Joaquim Afonso (DEM Conceição dos Ouros) e Paulo da Costa Dias (PSDB Consolação).

Gazeta - Qual a sua opinião sobre a proposta que possibilitaria o terceiro mandato?
Guimenti – Seria como "rasgar" a constituição brasileira. Contraria o princípio da democracia - devemos ser a favor da continuidade não do continuísmo.
Júnior – Aos olhos de muitos, isso parece o retorno do regime ditatorial, mas ao meu ver entendo que não deixa de ser uma forma democrática do povo escolher seus dirigentes, pois vai dar ao eleitor a opção de votar pela terceira vez para o mesmo candidato.
Paulinho – Eu sou contra o terceiro mandato. Já foi definido em constituição e o povo votou e aprovou dois mandatos. Eu também sou a favor de dois mandatos. Acho que é um tempo bom para a pessoa que tem vontade de ajudar o seu município.
Zezé – Se continuar a situação do país como está hoje é necessário o terceiro mandato para que seja dada sequência no crescimento do país. Sempre que muda dificilmente é dada a mesma sequência.
Tio Paulo – Acho que um terceiro mandato seria muito pesado e cansativo. Cada município tem uma realidade em que cada Chefe do Poder Executivo analisa sua realidade e emite seu pensamento.

Gazeta - Você acredita que o 3° mandato pode prejudicar a democracia do país?
Guimenti – Sim. Estaremos abrindo um precedente perigoso, o Brasil poderia ser uma nova Venezuela ou Bolívia.
Júnior – Entendo que não, pois não basta virar lei a proposta do terceiro mandato, tem que ter a vontade do povo para eleger o candidato pela terceira vez.
Paulinho – O Brasil não está preparado para ser democrático. Eu penso que nós estamos muito longe para estar em um país democrático.
Zezé – O terceiro mandato não irá prejudicar a democracia do país. Será um terceiro mandato com voto popular. Não tem nada a ver com a democracia. O eleitor brasileiro vai ter a chance de escolher se ele quer ou não.
Tio Paulo – Acredito que o mesmo não prejudica a democracia, pois é exatamente o povo quem iria escolher e decidir se o candidato continuaria no cargo.

Gazeta - Você acredita que o 3° mandato traria algum benefício para o país ou município?
Guimenti – Não. O povo pode estar enganado e depois seria tarde para reclamar.
Júnior – Desde que o atual governante esteja trabalhando com o povo e para o povo, e este trabalho tenha causado melhoria de uma maneira geral à população, sim, pois é uma forma de dar continuidade a um bom governo.
Paulinho – Eu acredito que quem não conseguiu fazer alguma coisa em oito anos não é depois de oito anos que vai conseguir fazer, isso é querer levar vantagem. Acho que está errado.
Zezé – O terceiro mandato tanto para o país quanto para o município é uma coisa positiva.
Tio Paulo – Dependeria muito da pessoa. Se ela realmente estiver imbuída do desejo de trabalhar em prol da população, pode ser que a continuidade seja uma boa.

Gazeta - Você concorreria a um terceiro mandato consecutivo?
Guimenti – Por coerência não poderia concorrer.
Júnior – Se fosse pela minha vontade com certeza, mas também dependeria da vontade do meu partido e da população que me apoiou até o momento.
Paulinho – De jeito nenhum. A minha contribuição será dada se em quatro anos. Outro brasileiro que se encarregue de fazer a sua parte.
Zezé – Talvez não porque eu já estou no quarto mandato, mas se tivesse necessidade eu poderia concorrer.
Tio Paulo – Dependeria muito da vontade população, pois é ela quem sempre decide.

Gazeta - O presidente Lula e o governador Aécio Neves merecem um novo mandato?
Guimenti – Merecer até que merece, mas em qualquer circunstância sou contra o terceiro mandato. Ninguém é insubstituível.
Júnior – As políticas públicas realizadas nas diversas áreas, principalmente na saúde, houve um avanço. Estar à frente do executivo no governo Aécio é um privilégio. Sua gestão é para mim um marco na administração pública. Lula tem um diferencial em comparação com os outros governantes do nosso país. Mereceria uma terceira chance.
Paulinho – Não é questão do governador ou de qualquer outro político. Se são oito anos, vamos respeitar o que a constituição nos diz. Se houvesse um plebiscito eu votaria contra.
Zezé – Eu acredito que Minas Gerais ficaria muito bem com o terceiro mandato do governador Aécio Neves. Pelo que o Lula tem feito até agora, ele merece. Ele está fazendo uma ótima administração.
Tio Paulo – Acredito que a continuidade de seu governo solidificaria ainda mais o excelente momento em que Minas está atravessando. Mas acredito que nosso Governador precisa galgar novos e maiores projetos, como a Presidência da República. Apesar de todos os escândalos que o Governo do Presidente Lula protagonizou, não há duvidas que ele vem fazendo um bom governo. Mas está na hora do Aécio Neves fazer para o Brasil o que ele vem fazendo por Minas.

Gazeta - A que o senhor atribui o surgimento desta proposta?
Guimenti – Muitos correligionários do atual presidente gostariam de se manter no poder. Por isso estão lutando bravamente para que a proposta seja aprovada.
Júnior – À própria vontade do presidente, mesmo dizendo na mídia que é contra o terceiro mandato. Pois ele teria como impedir que este projeto fosse proposto por seus aliados, e na verdade esta é uma estratégia política dele para analisar a vontade do povo.
Paulinho – Quem está no poder sempre quer mais um pouquinho. Nossos últimos governos foram muito de ensinar coisa errada para a população. Ao invés de ensinar a pescar, dão o peixe. Levar vantagens nas costas de outros não é correto nem aqui e nem em nenhum lugar do mundo.
Zezé – Se ele não tivesse conseguido contornar a situação e manter o equilíbrio no Brasil, não teria surgido a proposta do terceiro mandato. Lula está preparado para continuar.
Tio Paulo – A justificativa do deputado autor da proposta é o bom momento que o Brasil vem passando. Mas, por trás de tudo isso é a inexistência, dentro do quadro do PT, de uma pessoa tão boa de voto quanto Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!