terça-feira, 18 de agosto de 2009

17° Feirão Folclórico será realizado em SRS

Cíntia Ferreira

Quem nunca ouviu falar em ‘Mula Sem-cabeça’, ‘Saci-pererê’, ‘Lobisomem’, ‘Curupira’ e ‘Boitatá’? No dia 22 de agosto é festejado o Dia Mundial do Folclore. Em comemoração a esta data, o município de Santa Rita do Sapucaí realizará o 17° Feirão Folclórico, que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de agosto, na praça Santa Rita. O objetivo deste evento é contribuir para que a cultura se mantenha viva. O feirão é promovido pela Secretaria Municipal de Educação e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Seis cidades irão participaram da gincana este ano, Santa Rita do Sapucaí, Brazópolis, Conceição dos Ouros, Consolação, Gonçalves e Silvianópolis. A programação do feirão começará a partir das 19h do dia 21, com a abertura feita pelo prefeito Paulo Cândido da Silva. Logo após, acontecerá uma apresentação artística de diversas escolas do município.

No sábado, 22, o evento começará às 9h. A primeira atividade será a gincana folclórica entre as seis cidades. Às 15 h, os Bonecos Gigantes de Brazópolis farão seu número na praça. Às 20h30, é a vez do Coral Viva Voz. Às 20h45, será realizada uma apresentação de Pilates – Dança com bolas, da cidade de Bueno Brandão. Às 21h, os alunos da Prodarte terão sua participação na Oficina de Música. Logo após, a Dança do Ventre de Bueno Brandão. Às 21h45, será realizada a quadrilha da Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida e às 22h, a Academia Ândrea Falsarella fará sua apresentação. Para finalizar a noite, haverá show com uma dupla sertaneja.

No domingo, 23, a partir das 9h, acontecerá na praça a feira de artesanato, onde 34 cidades irão participar. Entre elas, Santa Rita do Sapucaí, Cambuí, Estiva, Bom Repouso, Cachoeira de Minas, Itajubá, Conceição dos Ouros e Paraisópolis. Paralelo com a feira, também acontecerá uma corrida rústica. Às 13, haverá um show de MPB com a Cantora Nádia de Cachoeira de Minas. Às 14h, será realizado o Campeonato de Pipas. Às 15h, acontecerá diversos shows de duplas sertanejas de Cachoeira de Minas. Para finalizar a gincana folclórica de 2009, haverá um show com Cézar Cayon, “O arauto dos sonhos”.

Segundo a extensionista de Bem Estar Social da Emater, Marina de Castro Barbosa, o Feirão Folclórico é um evento tradicional que envolve eventos educativos. “Eu tiro o chapéu para o secretário Norival [Fernandes Mendes] por não deixar o feirão morrer”, comenta.

Um comentário:

  1. Por acaso vocês podem me fornecer o contato da nádia (mpb) ? Grata desde já

    ResponderExcluir

Obrigada pela participação!