terça-feira, 18 de agosto de 2009

7° Festival de Pratos Típicos aconteceu em Ouros

Cíntia Ferreira

O 7° Festival de Pratos Típicos ‘Mandioca e Polvilho’ aconteceu no Centro Educacional Christóvam Chiaradia, em Conceição dos Ouros, na última quarta-feira, 5, a partir das 18h. O evento reuniu 238 pratos característicos do município. Cerca de 450 pessoas prestigiaram o festival. Os pratos apresentados incluíram bolos, tortas, quiche, pudins, xadrez, nhoque de mandioca, pizza de mandioca, pastel de polvilho, brigadeiro, beijinho de mandioca, biscoito, pão de queijo, tulipas com sagu, caldo de mandioca, pastel de polvilho, entre outros.

Os pratos foram avaliados por seis jurados dos municípios de Santa Rita do Sapucaí, Inconfidentes, Extrema e Itajubá. O objetivo do evento é valorizar o produtor rural, os polvilheiros da cidade, bem como promover a socialização, interação entre as famílias e trocas de receitas. Além de promover Conceição dos Ouros como a capital do Polvilho.
Durante todo o evento, foram servidos aos participantes caldos de mandioca, brevidade, sequilho, biscoito de polvilho, suco de mandioca, pão de queijo e mandioca frita, todos feitos pela organização do festival. O evento foi promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), com o patrocínio da Associação de Produtores Rurais e Agroindústria de Conceição dos Ouros, e o apoio da Prefeitura Municipal.

Para acompanhar o festival, aconteceu uma apresentação do grupo de seresta Renascer, de Extrema. Durante o evento, aconteceram vários sorteios de prêmios. Foram premiados os 13 pratos que obtiveram as maiores notas dadas pelos jurados. Os critérios avaliados foram beleza, criatividade, adequação com o tema e inovação. Após o resultado do concurso, todos os pratos da mesa foram servidos aos participantes.

Em primeiro lugar ficou o prato ‘xadrez’, em segundo o prato amor perfeito, em terceiro o bobó de frango com mandioca. Um dos destaques deste ano foi um bolo de mandioca confeitado com o brasão de Conceição dos Ouros que ficou em quarto lugar. Dentre os demais ganhadores tiveram bombocado, pirão, sagu de uva na tulipa, quiche de frango, mandioca com carne seca, panqueca de mandioca.

Segundo a extensionista de Bem Estar Social e também organizadora do evento, Aline Oliveira Guidis, a participação do público foi muito boa. “Neste ano, tivemos a comprovação de que estamos no caminho certo, o festival caiu no gosto popular e as pessoas estão vindo para saborear os pratos e trocar receitas. Foi uma grande festa com a socialização e interação das pessoas”, frisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!