terça-feira, 18 de agosto de 2009

Cachoeira adota medidas preventivas contra gripe em escolas

Cíntia Ferreira

A Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeira de Minas, adotou medidas preventivas contra a gripe suína em todas as escolas municipais, mesmo o município não tendo registrado casos suspeitos ou confirmados da doença. Desde o dia 5 de agosto, têm sido realizadas, com os pais dos alunos, reuniões para tratar o assunto e orientá-los quanto aos cuidados necessários que devem ser tomados. A medida principal adotada pelas instituições de ensino é lavar a mão com frequência.

No dia 5 de agosto, a reunião com os pais aconteceu na Escola Municipal Manoel Machado Homem. No dia 11, na Escola Municipal de Ensino Fundamental. No dia 12 de agosto, o encontro aconteceu na Escola Municipal Antônio Domingues Pereira. E no dia 14, a reunião ocorreu na Escola Municipal Anardina Francisca da Costa. A secretária municipal de Educação, Luciana Aparecida Dionísio, tem passado aos pais durante as reuniões, informações técnicas sobre a doença e os principais cuidados que devem ser tomados. Todas as escolas adquiriram sabonete líquido para evitar o contágio através do sabonete em pedra, que absorve microorganismos ao ser manuseado.

Os cuidados que devem ser tomados nas escolas a partir dessas orientações são: evitar aglomerações, sendo as merendas oferecidas sala por sala e a hora cívica suspendida temporariamente; suspender provisoriamente o uso do escovódromo; manter os ambientes sempre ventilados; manter as janelas e portas abertas; passar álcool nas carteiras e maçanetas das portas no intervalo de um turno para outro; lavar as mãos com frequência, utilizando sabonete líquido; não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal; solicitar que cada criança traga a sua toalha de mão e copo para tomar água; realizar atividades fora da sala de aula, sempre que possível; evitar trabalhos em grupo e observar se há crianças com febre, tosse e dor de garganta, caso alguma criança apresente algum destes sintomas, deverá ficar em casa e comunicar os profissionais de saúde do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!