terça-feira, 18 de agosto de 2009

Conferência sobre drogas e violência acontecerá em Cachoeira

Cíntia Ferreira

Cachoeira de Minas sediará a 2ª Conferência Regional de Políticas sobre Drogas na próxima quinta-feira, 13, na Câmara Municipal do município a partir das 13h. O objetivo do encontro é discutir, junto à sociedade, o poder legislativo e judiciário, o tema ‘Violência, Drogas e Cidadania’, e a partir desta discussão elaborar propostas de ações. A conferência será realizada pelo Conselho Municipal Antidrogas de Cachoeira de Minas (COMAD), em parceria com a Subsecretaria de Políticas Públicas sobre Drogas e a Prefeitura Municipal.

Através desta conferência se espera que sejam feitas as elaborações de propostas que contribuirão para o fortalecimento e consolidação da política estadual de políticas públicas sobre drogas. Podem participar do encontro toda a sociedade civil, representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário, profissionais e representantes de instituições públicas e privadas do município.

Durante a conferência serão realizadas diversas palestras que serão ministradas pelo médico psiquiatra Jorge Tostes, pela policial militar Elizabeth Ribeiro, a pedagoga Lívia Serretti Azzi e pelo promotor de Justiça Márcio Henrique Mendes da Silva. Os temas abordados serão: ‘Violência: realidade local, estadual e nacional sobre o tema e seus segmentos, com ênfase a Segurança Pública’, ‘Drogas: prevenção, tratamento e reinserção social’ e ‘Cidadania: sistematizar o conhecimento das políticas públicas sobre o tema e seu segmento, e ações provenientes da Política Estadual sobre Drogas, analisando as políticas públicas no âmbito dos municípios e os mecanismos de controle social’.

O COMAD tem trabalhado desde 2005 na prevenção e combate ao uso de drogas e álcool no município. O conselho trabalha em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil, o Conselho Tutelar, a equipe de Saúde Mental, Programa Saúde da Família (PSF), os poderes judiciário, executivo e legislativo, igrejas, entre outros. Algumas atividades que são desenvolvidas pelo COMAD desde sua criação são: visita à cadeia pública; intervenção com os presos e seus familiares; distribuição de material educativo em festas, escolas, dentre outras; pedágio para entrega de adesivos alusivos ao tema; visita ao Centro de Recuperação NPA no distrito do Itaim; visitas e reuniões com os proprietários dos estabelecimentos que comercializam álcool e tabaco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!