quarta-feira, 5 de agosto de 2009

‘Grupo Arte e Vida’ em Cachoeira promove atividades voltadas para a saúde mental

Cíntia Ferreira

O ‘Grupo Arte e Vida’ de Cachoeira de Minas nasceu em 2008 e desde então tem realizado diversas atividades visando à saúde mental. Antes do surgimento do grupo, outro tipo de serviço era oferecido a estes pacientes. Em 2008, foi promovido um treinamento em saúde mental para os profissionais de saúde do município, com isso, novas estratégias surgiram no campo da saúde mental e a rede, aos poucos, foi sendo formada. A necessidade de se criar a equipe surgiu pela constatação de uma incidência elevada de portadores de transtornos mentais, internações psiquiátricas e um uso abusivo de psicotrópicos no município.

Atualmente, o ‘Grupo Arte e Vida’ atende em média 25 pacientes por oficina, dando suporte a pessoas que apresentem sofrimento mental, ou seja, que por algum motivo não estão bem e necessitam de um apoio profissional. “Com a organização de atividades e formas de atenção, é possível oferecer uma estrutura na qual o usuário possa participar ativamente de seu processo terapêutico e construir sua trajetória na instituição e na vida, escolhendo aqueles espaços e linguagens que lhe façam algum”, comenta a psicóloga Samantha Roberta Terrazan Pivoto.

Dão suporte ao grupo agentes comunitários de saúde, enfermeiro, técnico de enfermagem, voluntários e a psicóloga Samantha, que é a coordenadora do trabalho. Segundo a secretária Municipal de Saúde, Luciana Aparecida Dionísio, o apoio da atual administração foi peça fundamental para a reestruturação e fortalecimento do serviço. “Foram disponibilizados diversos insumos, além do capital humano, para as oficinas”, informa.

Os pacientes geralmente são encaminhados à equipe de saúde mental pelos grupos do Programa Saúde da Família (PSF), após serem avaliados pela equipe, são conduzidos ao ‘Grupo Arte e Vida’. Além dos pacientes encaminhados, há também aqueles que procuram espontaneamente o grupo. Segundo a psicóloga, a demanda tem crescido muito nos últimos tempos. Com esses pacientes, são realizadas atualmente, a oficina de arte e o atendimento psicológico individual. Estão sendo planejadas as realizações de outras atividades como oficina de culinária, grupos operativos aos dependentes químicos, grupo de pessoas que fazem o uso de psicotrópicos, entre outros. “Ampliaremos nosso trabalho com o intuito de oferecer à população um espaço, em que, várias demandas possam ser acolhidas e tratadas”, afirma Samantha.

De acordo com a psicóloga, muitos resultados foram obtidos através do grupo. “Em 2007 e 2008 tínhamos um índice alto de sujeitos em crise, os quais eram encaminhados ao Centro de Atenção Psicossocial de Santa Rita do Sapucaí (CAPS) para tratamento. Em 2009, com o serviço de saúde mental fortalecido, o número de pacientes em crise diminuiu bem como o número de encaminhamentos ao CAPS, tendo atualmente apenas um paciente em crise no tratamento intensivo. Sendo que vários usuários já tiveram alta e alguns fazem apenas acompanhamento mensal”.

O ‘Grupo Arte e Vida’ se reúne todas as terças-feiras, das 14h às 16h na garagem da Câmara Municipal de Cachoeira de Minas. Os interessados podem procurar a equipe. O grupo é aberto a todos.

2 comentários:

Obrigada pela participação!