quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Projeto de incentivo à leitura é desenvolvido em Santa Rita

Cíntia Ferreira

A Escola Estadual Sanico Teles em Santa Rita do Sapucaí realizou no primeiro semestre de 2009 o ‘Projeto Leitura’, um trabalho que tem como objetivo formar leitores e ampliar o interesse dos alunos pelos livros. Esta ideia nasceu da necessidade de estender o ‘Projeto Era Uma Vez’ realizado pela escola durante três anos. Participaram no primeiro semestre os alunos do segundo, terceiro, quarto e quinto ano e também uma sala do sexto. Cada turma teve seu próprio projeto.

Segundo a supervisora da instituição, Rosana Ribeiro, a importância destes trabalhos é o incentivo à leitura. “O objetivo é formar leitores. Que estes alunos tenham a necessidade de ler”, frisa. Mas este não é o único projeto para incentivar a leitura que a escola promove. Todas as turmas têm um horário reservado para visitar a biblioteca e lá são orientadas por uma professora. “Todos os momentos em que podemos inserir a leitura, elas estão sendo inseridas”, explica Rosana.

No ‘Projeto Leitura’, não existe um cronograma a ser seguido, cada professora tem a liberdade de trabalhar com suas habilidades em sala de aula. Em algumas turmas, a própria professora faz a leitura de um capítulo do livro por dia e os alunos fazem um resumo do que entenderam. Em outras, os estudantes lêem o material e depois contam as histórias aos colegas. As salas dos segundo ano estão trabalhando ‘Contos de Fadas’. As do terceiro poemas de Vinicius de Morais e Cecília Meireles. O quarto ano ficou com ‘Contos Populares’ e o quinto ano com obras de Milton Nascimento e o livro Sangue Fresco de João Carlos Marinho. Em todas são trabalhadas as biografias dos autores.

No dia 8 de julho, em complementação ao projeto, aconteceu na escola uma apresentação do trabalho realizado por todas as turmas. Os quatro alunos que mais se destacaram em cada sala receberam prêmios. Segundo a supervisora, alguns deles ficaram muito surpresos ao serem premiados. A decoração do evento ficou sob a responsabilidade dos alunos do ‘Tempo Integral’, outro projeto realizado pela escola. Trinta e seis alunos receberam a premiação.

Para Rosana, foi um evento simples, porém muito positivo, pois elevou a auto-estima dos alunos. A supervisora relata também que a escola tinha um desempenho baixo em leitura nas avaliações externas e que, após o início do projeto, o resultado só tem aumentado. No final do ano será realizado um novo evento para expor o trabalho realizado pelos alunos do ‘Projeto Leitura’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!