quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Telecentro de Cachoeira oferece vários cursos gratuitos à população

Cíntia Ferreira

O telecentro de Cachoeira de Minas disponibiliza diversos cursos online gratuitos para a população cachoeirense. Todos os interessados podem participar sem nenhum custo. O telecentro é um programa do governo estadual que tem como objetivo principal o acesso à internet pela população com cursos e treinamentos presenciais e a distância, além de serviços de informações, oportunidades de negócios e o combate a exclusão digital.

No município são oferecidos noventa e seis cursos online em diversas áreas como reforma ortográfica, atendimento ao cliente, telemarketing, digitação, introdução à informática, direção defensiva, entre outros. Além dos cursos, as pessoas podem realizar também pesquisas e trabalhos escolares. São proibidos os acessos em salas de bate-papo, sites de relacionamentos, vídeos, músicas e jogos.

O horário normal de funcionamento do telecentro é das 7h30 às 20h30, somente nas férias escolares o horário passou por uma alteração, funcionando das 7h30 às 18h. A estudante do 8° ano do ensino fundamental, Gisleide Custódio da Silva, recentemente terminou o curso da nova reforma ortográfica e de atendimento ao cliente, segundo ela, a partir de agosto as professoras da escola onde estuda vão começar a cobrar sobre a nova reforma, por isso ela se interessou.

A vendedora Giovana Costa Carvalho conta que está fazendo cursos para aprimorar seus conhecimentos. O primeiro curso que ela desempenhou foi o de atendimento ao cliente. “Realizei este curso para aprender a perceber com maior rapidez qual a real necessidade do cliente”, comenta. Atualmente Giovana está fazendo o curso de Gestão de Pessoas I.

O professor de Língua Portuguesa e Literatura, Omar Ronie Porto observa que é muito interessante o provimento do Estado em disponibilizar aos alunos este curso da reforma ortográfica. “A aula online, com as técnicas e seus recursos fica mais chamativa. Penso que devem prover mais cursos como este”, ressalta.

Para desempenhar os cursos as pessoas devem levar o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), a Carteira de Identidade (RG), comprovante de residência e preencher uma ficha de cadastro. Em Cachoeira de Minas, existem também telecentros instalados no distrito do Itaim e no bairro Cachoeirinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!