sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Cachoeira cria projeto ‘Saúde da Mulher no Bairro’

[Cíntia Ferreira]

Muitas mulheres, por medo ou constrangimento, nunca fizeram alguns exames básicos para a sua própria saúde, como a coleta de preventivo (papanicolaou). Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Cachoeira de Minas, através da Secretaria Municipal de Saúde, irá realizar no dia 3 de outubro a primeira edição do projeto ‘Saúde da Mulher no Bairro’, com o tema “Demonstre seu amor por você mesma. Cuide-se!”. Este trabalho tem como objetivo oferecer ações integrais à saúde da mulher cachoeirense.

Esta primeira edição do projeto será promovida no bairro Cachoeirinha, das 8 h às 15 h, e a meta é que sejam atendidas cerca de 150 mulheres acima de 20 anos. Além da coleta de preventivo, serão realizadas avaliações de Índice de Massa Corpórea (IMC), orientações sobre o autoexame de mama, imunização, aferição de pressão arterial e glicemia capilar (teste de diabetes) e atendimento odontológico. Aproximadamente 15 profissionais farão parte do trabalho no bairro.

Segundo a secretária de Saúde Luciana Aparecida Dionísio, a ideia de realizar o evento surgiu após um levantamento feito em relação à saúde da mulher, onde foi constatado que a meta que deveria ser atingida no município não tem sido alcançada. É a primeira vez que o projeto é realizado, mas o objetivo é que ele aconteça anualmente.

O projeto também será realizado em outros bairros rurais do município, cujas datas ainda serão divulgadas. Nestas outras edições do ‘Saúde da Mulher no Bairro’, a Prefeitura trará alunos dos cursos de estética, manicure e pedicure e cabeleireiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que trabalharão a autoestima da mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!