sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Primeira escola técnica de eletrônica da América Latina comemora 50 anos

[Cíntia Ferreira]

*Vídeo de Carlos Romero Carneiro

Há 50 anos, nascia em Santa Rita do Sapucaí a primeira escola técnica de eletrônica de nível médio da América Latina. Foi um passo muito importante dado por Luzia Rennó Moreira, a Dona Sinhá Moreira, que mudara toda a história do município. As atividades da instituição começaram em março de 1959. A criadora deu o nome de seu pai, Francisco Moreira da Costa, para a escola.

A ETE FMC nasceu com uma proposta educacional e um modelo de ensino ousados e modernos para a época. A orientação e a condução desta proposta foram entregues por Sinhá aos padres jesuítas, que desde então têm dirigido a escola. Mesmo deixando a escola sob a direção dos padres, Dona Sinhá nunca descuidou dos seus alunos. Ela gostava de acompanhar o andamento dos estudantes de perto.

A instituição comemorou, no dia 18 de setembro, sexta-feira, o seu jubileu de ouro, a partir das 19h, no auditório da escola. O evento contou com a participação de atuais e antigos membros da comunidade escolar, padres jesuítas, familiares de Sinhá Moreira e autoridades do município. Durante a cerimônia, foram exibidos dois vídeos. Um relatava uma carta que Sinhá havia enviado a uma afilhada e o outro tinha como título ’50 anos em um minuto’. Na ocasião, também foi lançado o livro comemorativo “ETE FMC 50 Anos - Tudo Começou Aqui”, com textos de Jonas Costa e direção de arte de Carlos Romero Carneiro.
No período matutino, foi realizada a inauguração do Espaço Cultural Anchieta e a assinatura do Pólo Tecnológico de Telecomunicação e Eletrônica, com a presença dos padres jesuítas, autoridades estaduais e locais e o empresariado.

Não é à toa que Santa Rita do Sapucaí é conhecida como Vale da Eletrônica, ou o Vale do Silício Brasileiro. Foi a iniciativa de Sinhá que mudou todo o percurso da história. Após o surgimento da ETE FMC, em 1965 nasceu o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e logo depois a Faculdade de Administração e Informática (FAI). Atualmente, o município conta mais de 100 empresas no ramo da eletrônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!