A instituição que vencer a décima edição do prêmio, que tem como base o ano de 2008, receberá uma gratificação de R$10 mil, concedido pela Fundação Roberto Marinho e o diploma ‘Destaque Brasil’. Também será escolhido o Coordenador Estadual de Destaque que ganhará uma viagem de intercâmbio para os Estados Unidos. O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar é uma iniciativa do Consed, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Fundação Roberto Marinho. Para participar do concurso é necessário se inscrever. Todas as escolas estaduais do país são convidadas.
A Gazeta do Vale procurou a direção da instituição, formada pela diretora Monica Flores de Carvalho Ribeiro e a vice-diretora Iraci dos Santos Ferraz, para saber o que torna a escola Dr. Luiz Pinto de Almeida diferente das outras escolas públicas convencionais. “O entusiasmo da equipe de trabalho e o envolvimento das famílias e da comunidade são determinantes para o sucesso e diferencial da escola. Somos comprometidos com a nossa Proposta Político Pedagógica. Formamos uma equipe unida, entusiasmada, responsável, comprometida e competente”, declara Mônica.
Os alunos e funcionários da instituição receberam com muita alegria o resultado parcial do prêmio, que trouxe grande entusiasmo à escola. “Soltamos foguetes no pátio e comemoramos muito. É uma classificação que muito nos honra e que desejamos repartir com toda comunidade santa-ritense que tem nos apoiado em todos os momentos de nossa tarefa educativa. Estamos nos sentindo orgulhosos por poder representar o Estado de Minas Gerais para o Brasil”, destacou a diretora.
A Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida desenvolve diversos projetos com os alunos. Alguns destes trabalhos têm o apoio da Secretaria de Estado da Educação, como por exemplo, o ‘Período Integral’, o Programa de Educação Afetivo Sexual (Peas), Formação Inicial para o Trabalho (Fit), o Programa de Desenvolvimento Profissional para os Professores (PDPs), o ‘Brincadeira é Coisa Séria!’, que trabalha com o lúdico na escola e o ‘Como é Que se Escreve?’, que trabalha com alfabetização e letramento incentivando principalmente a leitura. A instituição tem hoje 1.230 alunos e aproximadamente 350 na fila de espera. A escola promove também atividades complementares oferecidas no contra turno como canto coral, escolinha de esportes, aula de dança, informática, entre outros, contando com o auxílio de 16 voluntários.
O dossiê enviado para análise da coordenação do concurso foi inspirado, segundo Mônica, no livro ‘Fernão Capelo Gaivota’, de Richard Bach. “Mostramos nossa coragem de aprender a voar. Tiramos o melhor do nosso dia a dia e colocamos no papel. Foi uma excelente oportunidade de avaliação. Temos consciência do quanto esta avaliação institucional nos engrandece: nossa escola aprendendo e ensinando a alçar voos cada vez mais altos”, observa a diretora. Para finalizar, a direção da escola agradeceu a Prefeitura Municipal pelo apoio, principalmente o secretário de Educação Norival Fernandes Mendes, que segundo Mônica, nunca mediu esforços para atender às solicitações da instituição e sempre ofereceu ajudas significativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela participação!