segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Escola de SRS recebe prêmio estadual e concorre a nacional

[Cíntia Ferreira]

A Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida em Santa Rita do Sapucaí recentemente recebeu o Prêmio Estadual de Referência em Gestão Escolar. Com o título de destaque na região, o trabalho da escola foi encaminhado para a Secretaria de Educação do Estado onde também a instituição de ensino ficou em primeiro lugar. A instituição concorre agora ao Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, juntamente com mais seis cidades do país, sendo uma de Mato Grosso do Sul, uma de Mato Grosso, uma de Tocantins, uma de Acre e outra de Pernambuco. O resultado foi divulgado à escola na última quinta-feira, 20, através do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O resultado final será divulgado no dia 11 de novembro, em solenidade que acontecerá em Brasília.

A instituição que vencer a décima edição do prêmio, que tem como base o ano de 2008, receberá uma gratificação de R$10 mil, concedido pela Fundação Roberto Marinho e o diploma ‘Destaque Brasil’. Também será escolhido o Coordenador Estadual de Destaque que ganhará uma viagem de intercâmbio para os Estados Unidos. O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar é uma iniciativa do Consed, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Fundação Roberto Marinho. Para participar do concurso é necessário se inscrever. Todas as escolas estaduais do país são convidadas.

A Gazeta do Vale procurou a direção da instituição, formada pela diretora Monica Flores de Carvalho Ribeiro e a vice-diretora Iraci dos Santos Ferraz, para saber o que torna a escola Dr. Luiz Pinto de Almeida diferente das outras escolas públicas convencionais. “O entusiasmo da equipe de trabalho e o envolvimento das famílias e da comunidade são determinantes para o sucesso e diferencial da escola. Somos comprometidos com a nossa Proposta Político Pedagógica. Formamos uma equipe unida, entusiasmada, responsável, comprometida e competente”, declara Mônica.
Os alunos e funcionários da instituição receberam com muita alegria o resultado parcial do prêmio, que trouxe grande entusiasmo à escola. “Soltamos foguetes no pátio e comemoramos muito. É uma classificação que muito nos honra e que desejamos repartir com toda comunidade santa-ritense que tem nos apoiado em todos os momentos de nossa tarefa educativa. Estamos nos sentindo orgulhosos por poder representar o Estado de Minas Gerais para o Brasil”, destacou a diretora.

A Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida desenvolve diversos projetos com os alunos. Alguns destes trabalhos têm o apoio da Secretaria de Estado da Educação, como por exemplo, o ‘Período Integral’, o Programa de Educação Afetivo Sexual (Peas), Formação Inicial para o Trabalho (Fit), o Programa de Desenvolvimento Profissional para os Professores (PDPs), o ‘Brincadeira é Coisa Séria!’, que trabalha com o lúdico na escola e o ‘Como é Que se Escreve?’, que trabalha com alfabetização e letramento incentivando principalmente a leitura. A instituição tem hoje 1.230 alunos e aproximadamente 350 na fila de espera. A escola promove também atividades complementares oferecidas no contra turno como canto coral, escolinha de esportes, aula de dança, informática, entre outros, contando com o auxílio de 16 voluntários.

O dossiê enviado para análise da coordenação do concurso foi inspirado, segundo Mônica, no livro ‘Fernão Capelo Gaivota’, de Richard Bach. “Mostramos nossa coragem de aprender a voar. Tiramos o melhor do nosso dia a dia e colocamos no papel. Foi uma excelente oportunidade de avaliação. Temos consciência do quanto esta avaliação institucional nos engrandece: nossa escola aprendendo e ensinando a alçar voos cada vez mais altos”, observa a diretora. Para finalizar, a direção da escola agradeceu a Prefeitura Municipal pelo apoio, principalmente o secretário de Educação Norival Fernandes Mendes, que segundo Mônica, nunca mediu esforços para atender às solicitações da instituição e sempre ofereceu ajudas significativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!