segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Reunião define funcionamento do ‘Mercado da Arte’

[Cíntia Ferreira]

Uma reunião para decidir o funcionamento provisório do ‘Mercado da Arte’ em Cachoeira de Minas foi realizada na última segunda-feira, 31 de agosto, às 19h, na Câmara Municipal. Cerca de 40 artesãos estiveram presentes no encontro que foi presidido pelo secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Expedito de Oliveira. O objetivo da reunião é decidir como será o atendimento do mercado até que saia o projeto que irá regulamentar esta questão e também o regimento interno.

O antigo Mercado Municipal de Cachoeira de Minas que ficou desativado durante algum tempo e só voltou a ter atividades em dezembro de 2008, mesmo ainda não tendo sido inaugurado. Atualmente se encontra instalado no local o ‘Mercado da Arte’, onde é comercializado o artesanato que foi desenvolvido por 15 artesãos cachoeirenses no Programa Sebrae de Artesanato (PSA). Como somente esses artesãos participavam do mercado, a Prefeitura resolveu realizar a reunião para integrar os outros artistas do município no mercado.

A partir desta reunião, ficou decidido que todo artesão cachoeirense que estiver cadastrado na Prefeitura poderá expor seus trabalhos no mercado. O comércio irá funcionar aos sábados, domingos e feriados. São cerca de 80 cadastros registrados, entre as modalidades estão o artesanato desenvolvido pelo PSA com polvilho e café, peças feitas de cana da índia, bambú, crochê, tricô, pinturas, bordados, esculturas, entre outros. Segundo o secretário Expedito, este local, além de ser uma atração turística, irá contribuir na formação de renda dos artesãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!