sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Comemorações marcam centenário do ‘Grupão’ em Santa Rita do Sapucaí

[Cíntia Ferreira]

Escola Estadual Dr. Delfim Moreira (Grupão), de Santa Rita do Sapucaí, comemorou no final do mês de novembro o seu centenário. As comemorações foram divididas em dois dias: 27 e 28 de novembro. No dia 27, às 19h30, aconteceu uma cerimônia de descerramento das placas comemorativa dos 100 anos, da galeria de diretores e da reforma da escola. Além disso, foi realizada a apresentação do selo comemorativo lançado pelos Correios, uma exposição feita por alunos e professores e uma confraternização na quadra da escola para encerramento das atividades.

No primeiro dia de evento diversas autoridades compareceram ao cerimonial, entre elas representantes do legislativo e do executivo municipal e o deputado Dalmo Ribeiro (PSDB). Também estiveram presentes nas comemorações vários ex-alunos e ex-servidores da instituição e representantes da Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre (SRE). Mais de 350 pessoas lotaram o salão na noite de festa.

No segundo dia de comemoração aconteceu um culto ecumênico em celebração aos 100 anos da escola, e em seguida, um festejo com toda comunidade escolar e a participação de muitos pais de alunos. A Fanfarra Municipal também teve sua presença. As crianças puderam se deliciar com um bolo de seis metros oferecido pela escola.
Segundo o atual diretor do ‘Grupão’, Paulo Cezar Ribeiro, o ano inteiro de 2009 foi voltado para as comemorações dos 100 anos da escola. “Vários trabalhos por alunos foram executados levantando a história da escola. E esse levantamento vai culminar com o lançamento de um livro. Ele já deveria ter sido lançado no dia 27, mas tendo em vista alguns problemas fora de nosso alcance, ficou para o dia 22 de dezembro”, explicou.

O diretor da instituição de ensino contou também que num futuro próximo pretende criar em uma parte do salão um pequeno museu, onde possa ser o cantinho da lembrança da escola. Materiais como a primeira ata encontrada este ano em um porão da escola ficarão expostos neste pequeno museu, além de fotos e outros documentos históricos do ‘Grupão’. Através desta ata, foi descoberta a verdadeira data de aniversário da instituição, que apesar de criada em março de 1908, só passou a ter atividades em 27 de setembro de 1909.

Outro fato curioso também foi descoberto durante o levantamento de dados históricos realizado no decorrer deste ano: uma foto revelou a aluna que plantou em 1945 o primeiro pau-brasil que existe até hoje na frente da escola. Ela é viva, tem cerca de 90 anos e reside ainda em Santa Rita do Sapucaí.

O diretor frisou que o ‘Grupão’ é uma escola tradicional na cidade. “Nestes 100 anos, milhares de alunos passaram por aqui. A maioria desses alunos teve sucesso na vida. É uma escola que está muito bem nas avaliações externas, mas ainda pode melhorar muito. Nós temos profissionais de altíssima qualidade e uma direção comprometida”, explica.

Reforma – A Escola Estadual Dr. Delfim Moreira recebeu uma reforma este ano. Foram substituídas várias telhas, a pintura da escola foi feita por completo, os banheiros foram totalmente recuperados, a cozinha recebeu um reparo, todas as salas de aula receberam piso e foram adaptados também banheiros para portadores de necessidades especiais, além de rampas para os mesmos. “Embora nós não tenhamos nenhum aluno que utilize de cadeira de rodas, a qualquer momento podemos ter”, disse o diretor. De acordo com Ribeiro, a escola está com a cara nova. “Foi uma reforma significativa”, afirmou.

Um comentário:

Obrigada pela participação!