segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Codema de Santa Rita recebe denúncia de descarte de entulhos no rio

Cíntia Ferreira
Matéria veiculada na Rádio Difusora Santarritense em 30/09/2011

O Conselho Municipal de Defesa, Conservação e Desenvolvimento do Meio Ambiente (Codema), de Santa Rita do Sapucaí, realizou na manhã desta sexta-feira (30), uma reunião entre os conselheiros. Um dos temas abordados na reunião foi o descarte de materiais pela população na beira do rio. Outros assuntos discutidos foram crime ambiental em áreas de preservação permanente, autorização ambiental para corte de árvores e assuntos gerais. 

Nesta semana, o Codema recebeu uma denúncia de que uma pessoa teria descartado entulhos de construção no Rio Sapucaí. “Nesta semana, houve a autuação de um infrator que estava descartando entulho de construção [no rio]. A caminhonete foi flagrada, casualmente, por três agentes diferentes. A Polícia Ambiental estava no município e ele vai sofrer as consequências. As pessoas, antes de mais nada, devem ter a consciência de não se deve fazer isso”, ressalta o conselheiro cidadão do Codema, Luis Eduardo Takehara. 

O Codema é formado por representantes de instituições, entidades e associações de classes do município. A função do conselho é fiscalizar as condições ambientais do município. “Ele atua identificando e recebendo denúncias, também fiscalizando e averiguando as questões ambientais do município e, a partir dessas informações, ele toma decisões com o auxílio e as reuniões com os conselheiros. Ele é um órgão oficial. Ele tem o poder de autuar, cobrar ações e de fazer com que medidas corretivas sejam feitas”, explica Takehara. 

O conselheiro comenta também que a população pode auxiliar o Codema denunciando crimes ambientais. A comunidade pode entrar em contato com o presidente do conselho, Héctor Manuel Corsape, através dos telefones 3473-1001 e 3473-1313.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!