segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Escola de Santa Rita realiza exposição sobre meio ambiente

Cíntia Ferreira
Matéria veiculada na Rádio Difusora Santarritense em 22/09/2011

“Globalização x Consumismo – Reciclar para Preservar o Planeta”. Esse foi o tema de uma exposição realizada na manhã desta quinta-feira (22), na Praça Santa Rita. O trabalho foi exposto por alunos do primeiro ano do ensino médio, da Escola Estadual Doutor Delfim Moreira. Os estudantes apresentaram quatro questões de como se deve preservar o planeta. Entre eles, “Reciclar, Reparar, Reduzir e Reutilizar”, “Lixo Tecnológico”, “Captação e Reutilização da Água” e “Solução para o Lixo Urbano”.

Segundo a professora de geografia e responsável pela exposição, Elisângela de Cássia Carvalho, a escola decidiu promover a exposição, pois é preciso conscientizar a população sobre a importância de se ter atitudes agora para não sofrer as consequências no futuro. “Se a gente não tomar uma providência agora, não só Santa Rita, mas o nosso planeta vai estar impossível de se viver com tanto lixo”, conta.

A professora comenta que o assunto ‘globalização’ tem sido abordado também em sala de aula. “Essa trabalho vem enfatizar o trabalho em sala. Porque a gente está trabalhando o tema globalização com os alunos do primeiro ano. A melhor maneira da gente falar da globalização é mostrar a consequência dela no mundo atual”, afirma.

O aluno Wellington Ferreira de Souza faz parte do grupo que abordou o tema lixo eletrônico. O estudante falou sobre o avanço da tecnologia e o número cada vez maior de detritos tecnológicos. “O lixo tecnológico é feito por materiais que não podem ser misturados com outro tipo de materiais. Ele é feito de coisas que são perigosas para a saúde humana. Ele emite radiações que futuramente poderão causar câncer ou as pessoas nascerem com dificuldades, tanto no corpo, quanto mental”, explica.

A estudante Luana de Andrade acredita que o ser humano precisa se conscientizar e pensar no próximo para ter um mundo melhor. “Tem que pensar um pouco no próximo. Porque se hoje o nosso mundo já está tão poluído, imagina daqui a alguns anos?”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!