segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Santa Rita tem mais partidos do que as quatro cidades mais populosas do Sul de Minas

Cíntia Ferreira

Matéria veiculada na Rádio Difusora Santarritense em 22/08/2011 

Foto: Reprodução
Santa Rita do Sapucaí possui 37.754 habitantes e 18 partidos políticos regularizados. Mais partidos do que Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha e Passos, as quatro cidades mais populosas do Sul de Minas. Apenas três municípios da região possuem mais seções partidárias do que Santa Rita: Lavras e Alfenas, com 21; e Itajubá, com 19.

Segundo a chefe do Cartório Eleitoral da cidade, Aline Cássia da Silva, o número de partidos aumenta nos anos que antecedem as eleições municipais. “Para as eleições municipais a característica da política muda muito. A tendência é que os partidos aumentem de número”.

Além dos 18 partidos regularizados no município, existem dois que não estão vigentes, mas que ainda podem se regularizar para as eleições municipais, o que resultaria em um total de 20 partidos na cidade.

Dos 18 partidos vigentes em Santa Rita do Sapucaí, três são diretórios municipais e 15 são comissões provisórias. Aline explica que cada diretório é eleito pelos filiados do respectivo partido no município. “Já as comissões são montadas até que haja essa votação do diretório. Ter essa votação que transforme a comissão em diretório é uma matéria interna de cada partido”, ressalta.

Entre as cidades sul-mineiras com população em torno de 40 mil habitantes, Santa Rita registra a maior quantidade de partidos, sendo um para cada 2.097 moradores. Andradas tem cerca de 500 habitantes a menos que Santa Rita e a metade do número de partidos organizados no Vale da Eletrônica.

Todo partido que pretende lançar candidatos nas eleições municipais deve registrar seu estatuto no TSE até um ano antes do pleito. Segundo a chefe do Cartório Eleitoral, cada partido vigente pode indicar um candidato a prefeito. A quantidade máxima de candidatos a vereador depende do número de cadeiras disponíveis na Câmara Municipal, mas cada partido pode indicar até 150% do número de vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!